Confissão

rochefort-s-escape-1881-1blog

L’Evasion de Rochefort (1881), Edouard Manet

Hei de dizer-te, meu grande amor:
meus olhos já miram outros horizontes,
lugares donde eu possa me ver com outra aparência,
com outra aparência menos amarga.

Por onde é que andarei?
Vago por longas noites desacompanhado.
Acompanhado das dores de ser tão eu.
O voo para lá já vai partir,
não sei para onde vai partir.
Já decola comigo, que não decolo junto.

É que a terra batida me possui.
Não importa para onde se vai,
ela acompanha com todas as lembranças
e pecados e maldades e dissabores.

Hoje, meu bem, olhava as marcas em meu corpo que o tempo mas deu.
Algumas irreconhecidas, outras muito bem sabidas.
Por onde ficou aquele corpo de vigor juvenil?

O arfante ar intragável bloqueou
todas as chances minhas de sentir
qualquer bom sabor bailante
que passa por aqui, na terra da luz.

Já não respiro os mesmos belos ares
que outrora o pude, como tu os respiras.
Os corpos que me rodeiam já não me satisfazem
como outrora o fizeram.

A canção que soa não me abre mais os sorrisos
que gostaria de ainda consegui-los abrir.
A tintura dos dias felizes desbota
e deixa mancha por onde passo.

Talvez desse modo tu possas me seguir,
talvez assim tu consigas me encontrar
para que vivas lá comigo ou me resgates,
me portes de volta para a terra açoitada, açoitante.

É que os hábitos e os dias iguais não me apetecem mais.
As aparências e as máscaras usadas por essa gente, já não as suporto.
Viver em meio a isso me dá ânsia, vontade de ir nesse voo.

Que nesses novos horizontes de não sei onde eu consiga me encontrar
e que assim eu retorne com outra tintura de uma aparência menos amarga
ou que permaneça mesmo lá.

Hoje, mais do que nunca, preciso que os caminhos se abram –
e deixo claro – para que eu fuja. A válvula de escape já não trabalha como antes.


Lucas Lopes. 29 de janeiro 2017.

Traduzione in italiano

3 comentários

Deixe um comentário

