071

Das coisas comuns que me acontecem, entre as mais especiais, estão as lembranças que tenho quando estou olhando pela janela do ônibus. O esboço de um sorriso é instantâneo. Às vezes a saudade chega como a brisa e me faz cócegas. Outras vezes, como quando fiz uma longa viagem entre a Universidade e a Praia de Iracema, no 071, em que todo o caminho me trouxe lembranças. Lembranças de coisas simples e pequenas, de dois anos atrás, de quinze anos atrás. Isso me traz felicidade. E tem muito a ver com memória e identidade da cidade. Nós nos damos conta do quão importante é termos nossa cidade conservada, porque simplesmente é nossa casa, simplesmente é nossa história marcada nos muros, nas praças, na arquitetura, nas árvores jovens ou centenárias, nas cores das paredes e do povo, na pele da nossa gente. E eu me apego a isso, que me traz um sentimento de amor por Fortaleza que é grande. E eu me apego a isso, de modo que me torno dependente do movimento da cidade. Eu me apego assim, de modo que meu corpo agoniza a cada árvore arrancada das grandes avenidas, por onde agora passam carros e mais carros; de modo que meu corpo agoniza a cada belo prédio velho derrubado, donde brotam edifícios enormes e feios (sempre com a mentirosa promessa de beleza vendida). A Fortaleza castigada e eu castigado junto. A Fortaleza pelo pôr do sol abençoada e eu abençoado junto.

Fazia tempo que eu buscava essa tal de identidade.


Lucas Lopes. 23 de junho de 2017.

Traduzione in italiano.

Deixe um comentário

